No ano em que lançava o Galaxie no Brasil, a Ford iniciou as negociações para adquirir a Willys do Brasil, empresa que fabricava carros como Rural, Jeep, Aero Willys, Itamaraty e Gordini.
O "Projeto M" foi desenvolvido pela Willys do Brasil em conjunto com a Renault francesa, que futuramente lançaria o Renault 12, baseado nesse projeto. A influência brasileira nesse carro era notável, a grade em formato de "V" era a mesma da Rural e do Aero Willys.
Vamos destacar suas principais reestilizações:
No final de 1968 a Ford lançou oficialmente a primeira versão do Corcel. O modelo de Quatro portas era considerado um carro médio e vinha equipado com um motor dianteiro de 4 cilindros em linha, 1280 cc, 68 cavalos a 5200 rpm e 9,8 kgfm de torque a 3400 rpm, circuito selado de refrigeração e câmbio de quatro marchas.
Corcel Coupê
No ano seguinte a Ford lançou o modelo coupê, que além de possuir duas portas a menos, sua coluna traseira era mais grossa possuindo um maior ângulo, aliado a um discreto aumento nas linhas traseiras do carro, o que lhe dava uma aparência mais sofisticada para a época. Esse carro chegou a ser visto com um dos mais bonitos do país.
Corcel GT - A evolução da linha Corcel com seu modelo esportivo
A Ford corrigiu esses problemas lançando o modelo GT, que se diferenciava dos demais por possuir um carburador de duplo corpo e coletores especiais. No entanto, essas mudanças não foram suficientes para que o GT tivesse um grande desempenho. Após identificar esse problema a Ford tratou de desenvolver um novo motor para o GT, chamado de XP. Esse motor possuía uma maior cilindrada (1372cm3) e potência de 85 cavalos.
O GT possuía rodas esportivas e sua pintura era especial, seu capô era em preto fosco e possuía um falso scoop, visto que não existia uma admissão de ar através dele. Ainda em sua frente o carro recebeu faróis de longo alcance. Internamente, seu teto recebeu forros de vinil. Em suas laterais, o GT era decorado com faixas pretas que se estendiam por toda lateral que ainda incluía a inscrição da sigla "GT". Os instrumentos internos eram mais completos que os modelos mais simples.
Uma das propagandas do Corcel GT, capô em preto fosco e falso scoop.
Perua Corcel (Belina)
Linha Corcel 1973, novas reestilizações
Linha Corcel 1973 - GT, Coupê e Belina.
No ano de 1973, toda a linha Corcel passou por algumas re-estilizações, recebendo uma nova grade e o novo logotipo da Ford em um emblema redondo e centralizado, um capô um pouco menos reto e mais levantado nas linhas dos faróis, lanternas mais modernas e pára-lamas com novas curvas. Os modelos sedã, coupê e belina foram equipados com o motor GT de 1,4 litros.
Corcel coupê 1973 com novo emblema da Ford na grade.
Após essa série de re-estilizações, o Corcel GT passou a se diferenciar dos demais apenas por sua estética, passando a possuir duas faixas pretas paralelas nas laterais e no capô, faróis adicionais com formato retangular e uma nova grade.
Dois anos sem grandes mudanças até o ano de 1975
Dois anos se passaram sem novidades para a linha Corcel. Após esse período o Corcel foi contemplado com algumas pequenas mudanças na grade frontal e na traseira que passou a receber lanternas com formato retangular ligadas por uma faixa em cor preta. O painel interno também recebeu algumas mudanças estéticas.
Quase 10 anos depois, surge o Corcel II
Após quase 10 anos do lançamento do Corcel, no final de 1977 foi feita a maior re-estilização do carro. Essa grande modificação fez com que a Ford o batizasse de Corcel II.
Uma das propagandas do Corcel II com Ayrton Senna.
Em se tratando de design era um novo carro, possuía uma carroceria muito mais moderna, seguindo a tendência utilizada pelos concorrentes da época. Uma das coisas observadas nessa nova tendência era os imensos faróis retangulares que formava um conjunto de lanternas frontais e laterais maiores, da mesma forma eram as lanternas traseiras. A carroceria era mais inclinada em sua parte traseira e possuía linhas e curvas.
Em relação a mecânica, não houveram grandes mudanças, o motor continuou o mesmo. Foram realizadas apenas algumas mudanças na suspensão e alguns ajustes mecânicos. No entanto, o modelo GT passou a possuir mais 4 cavalos de potência em relação aos modelos L e LDO o que não era uma grande diferença.
Devido ao aumento de peso e a manutenção do motor, o Corcel II tinha um desempenho fraco em relação aos seus concorrentes, fazendo no máximo 135 km/h e levando 23 segundos para atingir a marca de 100 km/h. O que salvava esse carro era o seu motor bastante econômico e confiável e sua manutenção barata.
No ano de 1979 toda linha Corcel II recebeu um motor de 1.6 litros com 90 cavalos a 5600 rpm e 11 kgfm de torque, além de um câmbio de 5 marchas. O motor 1.4 foi mantido para os que preferiam os motores econômicos. O modelo 1979 era muito bem acabado e luxuoso.
Corcel II 1980 - Motor à álcool
Em 1980 o Corcel II passou a contar com o motor à álcool, que foi considerado o melhor motor movido à alcool daquela época.
No ano de 1980 a Ford lançou o Del Rey, que era um carro semelhante ao Corcel II mas possúia diferenças estéticas e um melhor acabamento.
Em 1984 o Corcel II ainda recebeu um novo motor, vindo do recém lançado Escort e sofreu algumas mudanças estéticas. Em 1985 modificações foram feitas nos faróis dianteiros e traseiros, além de outros detalhes, seguindo a tendência da época.
No ano de 1986 o Corcel inspirou o lançamento de mais um carro, dessa vez a versão picape, que foi chamada de Pampa.
Corcel II 1986.
Ainda no ano de 1986 e após quase 20 anos e mais de 1,4 milhões de unidades produzidas, a Ford deu fim a produção do Corcel, um "grande" carro, que marcou época enquanto foi produzido e deixou saudades.
Curiosidades
Veja a seguir alguns comerciais da linha Corcel.Ford Corcel: Comercial antigo anos 70 (Vintage Commercial)
Comercial Corcel Linha 75 - Repórter Dick Vigarista
Comercial Corcel 1970 - Salvando a mocinha
Atualmente o Corcel também participa de competições nacionais de carros antigos, como a Super Classic. O colega Renato compete com o Corcel Nº 14 nessa competição e nos enviou algumas fotos e um vídeo da competição com o seu Corcel.
Vídeo do Renato competindo com o Corcel 14, pela 6ª Etapa da Super Classic em Interlagos.


Preços
Você que tem um Corcel ou é um admirador deste modelo, deixe seu comentário e fale sobre sua experiência com este carro que saiu de linha mas fez história.
4 comentários:
Dos "fora-de-linha" é o meu preferido, meu pai possuio um 1968 (carburador Francês, dínamo Alemão (não era alternador ainda), 04 portas branco com viníl preto, banco inteiriço na frente (raridade até na época), motorzinho 1.3 muito valente, excelente carro. Depois possuio uma belina 1980 LDO 1.6 x 5 marchas a alcoól e eu possui um Del Rey Ouro 04 portas a alcoól 1984, um dos melhores carros que já tive. Corcel sempre foi sinônimo de robustez, economia e conforto. Atualmente procuro um exemplar muito bem conservado e a preço justo p/ colocar na garajem e "voltar no tempo" ao usá-lo... .Adhemar8
Ola amigos....Meu pai sempre foi apaixonados pelos corceis, na época ele teve desde corçel, corçelII e ate a revolução das maquinas "Del Rey".
Ele me deixou um Ford Corçel Del Rey 1985/86 todo original de fabrica. Possui Nota Fiscal, manual, radio da ford, chaves originais do carro e etc.....Hoje o carro esta comigo, meu pai veio a falecer no começo desde ano. Gostaria muito de poder estar cuidando deste carro, mas nao tenho tempo pra isso, gostaria se alguem se interessar pelo carro, por favor entrar em contato comigo: leodasondas@hotmail.com - 11 71666571 - Leandro
Meu pai tinha um Corcel II ano 1982 e ficamos com ele de 1985 a 2003. Em 1999 meu pai comprou um GolGIII zerokm e me doou o velho Corcel. Durante esse período o carro foi marcado pelo seu conforto e estabilidade.
O Pampa não é de 1986 e sim de 1982..
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