Volkswagen Santana

O Volkswagen Santana foi um carro de vida longa. Começou a ser produzido no Brasil em 1984 e saiu de linha em 2006. São mais de vinte anos de produção e de sucesso deste carro que era sinônimo de conforto e luxo. No seu lançamento tinha como seus principais concorrentes os nossos grandes conhecidos: Chevrolet Monza e o Ford Del Rey. No seu lançamento era disponibilizado nas versões CS (conforto Prata), CG (conforto Ouro) e CD (conforto diamante), sendo a CS a versão mais simples, a CG uma versão intermediária e a CD a versão de luxo (versão que vinha com toca-fitas, ar-condicionado, direção hidráulica, câmbio automático, vidros e travas elétricos e um acabamento diferenciado).

Uma característica marcante deste carro sempre foi a traseira alta e o capô relativamente baixo e alongado. Teve seu modelo wagon (denominado Santana Quantum, que depois seria chamado apenas de Quantum). O Santana Quantum (que será comentado posteriormente) começou a ser produzido em 1985, ou seja, após um ano do lançamento do modelo sedan.

Um fato que deve chamar a atenção de muita gente foi o lançamento do Ford Versailles (em 1992) e de sua wagon Royale, afinal de contas parece um "clone" do Santana e do Quantum. Mas o que aconteceu? A resposta é simples, a proximidade de modelos foi mais um acordo entre Volkswagen e Ford para reduzir custos e conquistar novos mercados (a conhecida Autolatina, que foi dissolvida anos mais tarde), permitindo que fosse construido um carro semelhante (coisa que aconteceu também entre o Volkswagen Apolo e o Ford Verona).

Em relação a motorização, o Santana utilizou motores 1.8 e 2.0 e chamamos a atenção para a utilização dos motores AP (alta performance) em modelos a partir de 1986.


Vamos destacar suas principais reestilizações:

O Santana passou praticamente por três reestilizações, sendo uma mais radical, que ocorreu em 1991. A seguir trataremos de cada uma delas.

Modelo de lançamento - 1984 (O primeiro Santana)


Santana 1984 - Primeiro SantanaSantana 1984

Em 1984 era lançado no Brasil o Santana, carro que viria a ser um grande sucesso e era sinônimo de conforto e robustez.

Primeira reestilização


Santana 1987 motor AP frente
Santana 1987 - Frente


Santana 1987 motor AP traseira
Santana 1987 - Traseira

Em 1987 tiveram pequenas modificações estéticas. Neste ano já era usado o motor AP e existiram modificações nos pára-choques e nos faróis (observe a posição da sinaleiras e dos faróis de neblina (que agora ficam colados a grade).

Em 1988 foi laçado o motor 2.0 (chamado de Santana 2000), visando a competição com o monza 2.0.

Frente de um Santana 2000, ano 1988/1989. Enviada pelo Jorge.Frente de um Santana 2000, ano 1988/1989.
Foto enviada pelo Jorge

Traseira de um Santana 2000, ano 1988/1989. Enviada pelo Jorge.Traseira de um Santana 2000 ano, 1988/1989.
Foto enviada pelo Jorge


de um Santana 2000, ano 1988/1989. Enviada pelo Jorge.Lateral de um Santana 2000, ano 1988/1989.
Foto enviada pelo Jorge

Segunda reestilização




Santana 1991 frente
Santana 1991 - Frente



Santana 1991 traseiraSantana 1991 - Traseira

Em 1991 ocorreu uma grande reestilização para o Santana Sedan e em 1992 para o Quantum. Esta foi a maior mudança no Santana, onde frente e traseira foram totalmente modificadas.

Terceira reestilização


Santana 1996 frente
Santana a partir de 1999 - Frente


Santana 1996 traseira
Santana a partir de 1999 - Traseira

Em 1999 ocorreram mudanças no grade, no pára-choques e nos fárois. Estas foram as últimas mudanças relevantes antes deste carro sair de linha

Curiosidades

A seguir veja alguns comerciais antigos do Santana:



Comercial Antigo - Santana



Comercial Antigo - Santana 1987

Preços

Em relação aos preços, encontramos Santanas variando de R$3.800,00 (ano 1985) até R$28.000,00 (ano 2005). Este é um modelo de fácil aquisição pela grande disponibilidade de carros, inclusive por ele ter saído de linha há pouco tempo.

Você que tem um Santana ou é um admirador deste carro, deixe seu comentário e fale sobre sua experiência com este carro que saiu de linha mas fez história.

51 comentários:

Anônimo disse...

olá amigo!! só queria dizer que esse santana "84" da foto, não é um 84, pois tem parachoques envolventes, que só saíram a partir de 87, e o friso lateral tb não é odiginal o original é mais largo...
se precisar de ajuda com imagens e detalhes sobre o santana, entre em contato comigo!! meu e-mail é: mottasamuel2687@hotmail.com

abraço

Samuel Motta
Presidente do Santana Clube do Brasil

Equipe Saiu de Linha disse...

Prezado Samuel,

Obrigado pela correção e a foto foi alterada. O modelo era um 1984 mas que tinha tido o pára-choque e os frisos trocados.

um abraço.

Anônimo disse...

olá amigo!! só queria enviar este link com fotos do Santana 1988 -1989
http://santana-azul.fotos.net.br/ap2000

Gostaria muito! se possivel,.. é claro da publicação desta raridade.
Sobre este santana,maiores informações,meu e-mail é: jorgedelorenzi@yahoo.com.br

Equipe Saiu de Linha disse...

Oi Jorge,

Em breve iremos selecionar algumas fotos do seu Santana e iremos publicar. Envie mais detalhes do carro se possível.

Parabéns pelo seu Santana, muito bonito!!

Anônimo disse...

Ate 86 usava o motor MD-270, com bielas curtas, muita gente pensava que era um motor 1.6 pela baixa potencia (94 v), depois veio o AP-1800, com 96 CV divulgados pela VW, mas na verdade haviam entre 105 e 110 CV na versão a alcool diponiveis ao pe direito do motorista. mais detalhes em: www.vwsantana.com.br

Anônimo disse...

Sou um apaixonado pelo santana e como tal tenho um mod:1989 - CL 2.0 alcool. É um carro completo.Robusto,confortavel,confiavel,elegante.Pena que a VW o tenha tirado de linha.

Hudson Sales - Recife - PE

Anônimo disse...

Olá!o meu padrinho tem um Santana idêntico ao 1987 da foto.É do mesmo ano e da mesma cor,porém se eu não me engano é GL e o da foto me parece ser GLS.

Anônimo disse...

Tenho um Santana 97 com 75.000 km de fábrica. Tirei zero. Já comprei outros carros mas não vendi o santana.É um carro homologado de mecânica inquebrável. Quem tem um não deve vender.

Anônimo disse...

tenho um santana 2.0 1991 e posso afirmar que e um baita de um carrão

Unknown disse...

Olá meu Pai tem uma Santana 92 a quase dez anos já teve outro carros, mas meu velho não abre mão dele e eu acho o santana um dos melhores carros de luxo de sua epoca.

Alberto disse...

Estou vendo se compro um ,e um excelente carro.

Anônimo disse...

olá amigos, tive dois santanas na vida, e vários outros carros, nenhum se compara, em meu gosto, meu primeiro foi um 90/91 EX Branco Pérola, o meu ultimos comprei a poucos dias um 2.0MI, 05/06, esse num vendo nunca mais!
ps: o primeiro não vendi, perdi num acidente banal, que um louco bateu nele estacionado dando PT, é mole?, mas tá aí meu registro, valeu!

Unknown disse...

ola...coneço uma pessoa que tem um santana 1985 CD, cambio automatico e com teto sola ,isso é original ou foi alguma adptação?

Anônimo disse...

acabei de comprar um santana cofortline 06/06 e ja estou apaixonado pelo carro. gostaria de saber onde encontro o kit de farois de neblina? NasConcessionárias vendem ou só no mercado paralelo? Vinícius Fortaleza Ceará

Unknown disse...

ola.. tenho um Santana Evidenci 1997 é um carro muito bom, pois raramente você encontra um dentro de uma oficina.

Anônimo disse...

olá ...tenho um santana CD 1985 e é extraordinário o carro tem otimo desempenho é forte e as poucas manuntensões que precisei fazei forom baratas...GRANDE CARRO...

Anônimo disse...

e ai galera tenho um santana 97 mi 2.0 e é o carro simplismente a maquina !!!

fabio bitencourt nunes disse...

tenho um santana 2000 mi ano 99 e por onde passa chama atença? Sera que estaria tao ultrapassado assim?

Anônimo disse...

Ola, sou o Rodrigo de Pouso Alegre/MG, e gostaria de saber como mandar uma foto de meu SANTANA/88, para vcs

Equipe Saiu de Linha disse...

Olá Rodrigo, envie a foto para saiudelinha@gmail.com

Abraço,

Equipe Saiu de Linha

Unknown disse...

meu pai tem 2 santana um 89 lindo completo automatico gls 110mil km q ele tem a mais d 15 anos e um otro 96 exclusiv lindo posso até dizer q ele é o santana mais bonito do brasil ele ta vendendo pra compra um mais novo quem se enteresar é só deixar um comentario abaixo

Unknown disse...

Olá a todos;Tenho o prazer de ter um santana 2.0 (2000) ano 1995 4 portas completo. É um carro que realmente surpreende tanto pelo conforto quanto pelas respostas que ele oferece. Estou decido a trocar ele por um outro santana 2000 ano que seja do ano de 99 até 2003 mas não quero outro carro. O santana responde bem a minha expectativa. Um abraço à todos...

Unknown disse...

QUERIA SABER QUANTAS MARCHAS TEM UM SANTANA 1987 AUTOMATICO

Unknown disse...

ola amigos , eu tenho um santana 84 modelo 85 cg . e esse eu nao troco e nao vendo . Pois é otimo carro , coloquei roda 15 , banco de couro bem é meu xodó . um abraço!!!!

Unknown disse...

Olha meu pai tem um Santana 1.8 mi 1996 ,comprou de um unico dono em são josé dos campos ,com apenas 70.000 mil km ,nem em sonho andou um gnv ,completo ,menos freios abs ,indisponiveis para versão ,isso em 2.003 ficando com o carro até setembro de 2009 .Só que não se vendeu o carro ,atualemnte com 190.000 km ,agora está encostado na garagem do meu avó ,como poderia ter uma aposentadoria melhor .Tanto que em 4 meses .Fiz algumas coisas para regredir esse processo ,como guardar a bateria ,desacionar o freio de mão ,mantendo só por cavalete ,pois os pneus estavam no chão ,ainda por cima novos ,nem 10.000 mil tinham rodado.E agora em outubro de 2010 ,penso em recuperar o carro ,por estar tanto tempo parado.Como nem funcionar ele ,como trocar o óleo ,liquido de arrefecimento ,filtro de ar ,filtro de combustivel ,filtro do ar-condicionado ,recarregar a bateria ,drenar toda gasolina velha .Limpar o veiculo com agua quente a seguir dar um polimento ,por dentro ,apesar do santana ser um ótimo ,carro a vedação dele não é das melhores .Agora o carro tem varios atributos ,como durabilidade em geral ,principalmente do motor ,conforto ,estabilidade (dificilmente sai de traseira),visibilidade ,até a aerodinamica para época foi um marco ,consumo é razoavel para o porte do carro fazendo 9,0 km/L cidade e 12,0 Km/L ,não é uma das melhores marcas ,mas mesmo assim não penso em estragar o desempenho e motor usando outro combustivel.também poderia ter circulação interna de ar.Farois são ótimos ,em relação ao um carro 0 km .O desempenho que rende 96 cv/5500 rpm ,é bom mesmo com carro cheio ,mas carrece um pouco de potência em baixa rotação .E ainda por cima por um carro fora de linha ainda é facil encontrar peças nas autorizadas ,e lojas credenciadas ,não alimentando peças de procedencia desconhecidas .De relação ao custo beneficio 9,0.

comércio disse...

Olá. Meu pai está vendendo o Santana dele. Realmente é um carrão. Motor 2.0 na estrada não deixa a desejar. É ano 96, motor 2.0, com GNV.
Se alguém se interessar, entre em contato: nadezsda_nad@hotmail.com

ConTi * disse...

Olá eu tenho um santana mais nao sei suas especificaçoes exatas em relação ao motor, ele é ano 85 modelo 86, eu queria saber q tipo de motor e, tipo c é Ap ow normal e q modelo ceria tipo Cd... e tals, ficaria grato c vcs me ajudasse, a e ele e a alcool.

mayane disse...

olá boa tarde!!! alguem ja viu um santana 1991 sedan 4 portas , ou realemnte só saiu o modelo em duas portas ?

miriam disse...

gostaria de saber, quais os modelos de santana que tem o farol de neblina, pois vi modelo que nao possuem

miriam disse...

oi gostaria de saber ser o santana de 2003 tem farol de milhas

Evani disse...

Olá!
Tenho um Santana 88/89 e sou apaixonada com ele.
Á 3 anos atrás meu marido era dono dele.
Fui com meu marido ao seu serviço e quando chegamos lá, ele pediu para deixar o carro na agência para vendê-lo.
Quando eu fui sair do local meu marido deu um tapinha no teto do carro e disse:
-Vai devagar e cuidado com os freios.
Saí e deixei o carro na agência do colega dele.
Uma semana depois meu marido morre em um acidente de carreta em Matias Barbosa.
Depois de toda confusão, fui buscar o carro e estou arrumando ele aos poucos, pois foi nele que ví meu marido pela última vez...
Este Santana é um pedacinho de minha história.
Sucesso á todos.

Paulo disse...

Tenho um santana 94, tenho que deixá-lo inteiro como fazer motor, parte elétrica, estofado, etc. Alguém tem um local bom e barato para indicar( favor entrar em contato 87012167 oi/pcamposlara@terra.com.br) Grato.

waldinei disse...

cara eu queria saber onde eu posso restaurar o painel do meu santana 88 GLS 2.0e se possivel saber qual a media q cobram pelo serviço???

Anônimo disse...

Olá bom dia,meu nome é Rosemeire gostaria de saber onde eu encontro o painel novo do santana 1990 ou restauro duas portas, se alguém souber por favor me envie um email ok. Desde já agradeço..... Meu email é santos-rosemeire1975@bol.com.br

Anônimo disse...

Pessoal

Tenho quase certeza que a foto do Santana 91 é na realidade um modelo 92. Ocorre que a VW ao reestilizar o modelo oferecia apenas versões duas portas. A roda BBS herdada do Santana EX também voltou só em 92 sendo a primeira roda do GLS de outro desenho. Quem quisesse um Santana 4 portas em 1991 tinha que se contentar com o modelo antigo na versão CL. Lembrando que a partir de 87 as versoes CL, GL e GLS subsituiram respectivamente as versões CS, CG e CD além de uma versao de pouco sucesso lançada em 87 que era o SANTANA C.

Unknown disse...

E o modelo gls 4 portas com câmbio automático. 2.0 ano 89 Q vem com teto solar travas e vidros e retrovisores elétricos .. além e claro de ar direção .. muito bom .. E igual ao meu

Unknown disse...

A cerca de um Ano eu adquiri um Santana 2000 motor ap . Ano 89 gls com câmbio automático. 4 portas com teto solar , ar , direção , vidros e travas e retrôVisoreS elétricos .... só posso dIzar q e um carro muito confiavel .. quando peguei ele tava nos 140 mil klm.. E muito forte rápido e ágil apeazar do câmbio automático. . Eu amo meu Santana kkkk abraco

Unknown disse...

tive um Santana 2001 vendi e comprei um zafira 2002 e um carro bom mas não se compara Santana um sedan robusto recentimenti vendi o zafira e voutei para o Santana agora um 2005 estou satisfeito so um pouco preocupado com algumas coisas para fazer inclusive com um problema que eu acho que e de fabrica e de entrar agua pos o outro também tinha este mesmo defeito e ainda não conseguir resolver gostaria da ajuda dos amigos se poder fico grato . contato pelo zap ; 81986105184 ou por email antonio-fpf1@hotmail.com

Anônimo disse...

O Santana 85tem ar condicionado?

Anônimo disse...

Olá o Santana 85 tem ar condicionado??

Anônimo disse...

O Santana 85tem ar condicionado?

Unknown disse...

Também tenho um. Esta com 127mil. Só troco óleo, filtros e velas. Troquei a embreagem apenas uma vez. Carro confortável.

Unknown disse...

O Santana CD 85 foi produzido com o câmbio automático de três marchas, e assim foi até o último modelo da primeira geração, eu acho q todos os modelos do Santana até 98 de câmbio automático, são de três marchas. De 99 a 2006 não foi produzido com transmissão automática, pois a VW estava reduzindo itens de luxo e comforto para poder ter um preço mais baixo devido a chegada de modelos de outras marcas q estavam ganhando mercado do veterano porém na minha opinião, melhor e mais lindo carro já produzido no Brasil!

Unknown disse...

O Santana CD 85 foi produzido com câmbio automático de três marchas e foi assim até o último modelo da primeira geração. Eu acho que todos os modelos do Santana até 98 foram produzidos com câmbio automático de três marchas, de 99 a 2006, a VW para reduzir custos com produção e colocar um preço mais barato, não fez o Santana com câmbio automático, para poder disponibilizar nosso veterano e querido Santana com preço mais popular, pois com a chegada de novos modelos de outras marcas, e a preferência do público por estes, o Santana foi perdendo o Luxo que tinha nos anos 80 e ficou mais popular. Uma pena a VW poderia ter feito diferente. Um abraço a todos que são amantes do Santana como eu!

Unknown disse...

Boa tarde,sou um apaixonado por Santanas,tenho uma 87 câmbio automático inteira original,meu xodó orgulho de te uma raridade desta em minha garagem

Unknown disse...

Boa tarde,sou um apaixonado por Santanas,tenho uma 87 câmbio automático inteira original,meu xodó orgulho de te uma raridade desta em minha garagem

Unknown disse...

Quem tive entereçado to vendendo o meu Santana 86CD completo documentado e vistoriado(zap21986355645).valor R$ 6.000.

Unknown disse...

Olá pessoal, então minha experiência e um tanto curiosa, fiz uma viagem com meu tiu a bordo de um Santana 2003, foi uma das minhas melhores experiência com o carro, até então não o conhecia muito bem, mais passei a conhecer quando ele me passou a direção, sinceramente me apaixonei pelo corro, muito bom de dirigir, confortável, ágil... 1 ano depois comprei meu primeiro Santana ano 2001, não tava lá essas coisas, pois ele veio de uma frota de táxi, mesmo assim eu o adquiri e dei todo amor e carinho que ele precisa, fiquei com ele dois anos, nunca me encomodei, a experiência foi tão boa que, dois anos depois o banco me ligou me oferecendo um financiamento pra um carro 0km,eu tinha 10 mil na conta, pois ei rejeitei a proposta, poupei mais um ano e comprei um belo Santana 2003 que não troco por carro nenhum, estou muito feliz, TODO CARRO TEM UMA HISTÓRIA, E DEVE SER RESPEITADA, abraço

Unknown disse...

Olá Com Ti*, não tenho certeza mas provavelmente deve ser motor AP pois se trata de um modelo 86, ano que introduziram o motor AP no Santana, agora quanto à versão, note os detalhes na divisa da porta dianteira e é janela traseira, se for de acabamento em preto, é um CG, se for da cor da carroceria é um CS, agora se for um CD é mais fácil pois vem com um friso cromado grosso nos entornos das janelas traseiras e dianteiras.

Unknown disse...

Olá Mayane, pelo que li em sites que contam a história do Santana, foi à partir de 92 que saiu o modelo 4 portas.

Unknown disse...

Olá Miriam, pelo que li em sites que contam à história do Santana, era feito pedido de opcionais no Santana sob encomenda, incluindo os faróis de milha.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas