Volkswagen Brasília

O Volkswagen Brasília foi um carro do tipo mini-perua, produzido entre os anos de 1973 e 1982 (quando foi substituído pelo Gol) , recebeu esse nome em homenagem à Capital Federal e à criatividade de seus projetistas em alusão ao arquiteto de Brasília, Oscar Niemeyer. Estima-se que foram vendidos cerca de 1 milhão de unidades em todo o mundo, incluindo países da America do Sul, Filipinas, México e África.

O design da Brasília foi concebido por Marcio Piancastelli com o objetivo inicial de projetar um carro confortável, pequeno por fora, espaçoso por dentro e que possuísse grandes janelas. Havia uma expectativa que a Brasília pudesse substituir o Fusca, de fato isso não aconteceu. O projeto da Brasília teve influências de carros como o Fusca e o Karmann-Ghia.

Márcio Piancasteli e os projetos iniciais da Brasília

Márcio Piancasteli e os projetos iniciais da Brasília

Seu motor era inicialmente de 1600 cc, refrigerado a ar, tinha 60 cavalos de potência e era alojado em sua traseira igualmente ao Fusca. A Brasília possuía tração traseira.

Vamos destacar suas principais reestilizações

Apesar da Volkswagen não ter feito grandes investimentos na perua Brasília durante sua existência, vamos destacar algumas de suas versões.

Brasília 1973

Essa foi a primeira versão da Brasília, produzida no ano de 1973.


Propaganda da Brasília 1973Propaganda da Brasília 1973

Painel de uma Brasília

Brasília LS

Era a versão de luxo da Brasília, possuía econômetro e toca-fitas original da marca Blaupunkt e outros opcionais.

Brasília LSBrasília LS.


Brasília 1976, dois carburadores e maior potência

Em 1976 o motor da Brasília recebeu um pequeno upgrade, passando a utilizar dois carburadores sua potência foi elevada para 65 cv.
Brasília 1976, dois carburadores e 65 cv de potênciaBrasília 1976, dois carburadores e 65 cv de potência.

Brasília quatro portas

A Brasília também foi produzida na versão 4 portas. Essa versão não foi muito aceita no mercado e foi mais amplamente utilizada por taxistas.

Brasília 4 portas de 1980Brasília 4 portas de 1980.


Mais uma Brasília 4 portas de 1980Mais uma Brasília 4 portas de 1980.

Curiosidades

A Brasília foi um carro projetado e fabricado no Brasil. Além do Brasil o único país a fabricá-lo foi o México, apenas na versão de duas portas.

Veja a seguir alguns comerciais da Brasília


Comercial da Brasília 1973


Comercial da Brasília 1978

Uma das Brasílias mais famosas é a Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas citada na música "Pelados em Santos".

Brasília Amarela dos Mamonas AssassinasBrasília Amarela dos Mamonas Assassinas


Veja aqui o quadro "Lata Velha" do programa Caldeirão do Huck, que restaurou uma Brasília.


Preços

Fazendo uma pesquisa nos preços das Brasílias, encontramos carros variando de R$1.300,00 (necessitando de muitos reparos) a R$9.990,00 em bom estado.


Você que tem uma Brasília ou é um admirador deste carro, deixe seu comentário e fale sobre sua experiência com esta mini-perua que saiu de linha mas fez história.

28 comentários:

Campos disse...

Meu pai tinha uma Brasilia 1975. Comprou zero e ficou com o carro até morrer. Eu aprendi a dirigir neste carro que tb é um carrão!!!

Anônimo disse...

Eu tenho uma Brasília 1976, duas portas, vermelha. Toda original com exceção do motor. Preferi colocar um motor 1500 de Fuscão. Esse motor tem 52cv e a velocidade máxima é 126km/h. Bom desempenho e mais economia. Eu concordo com o Marcelo, é um carrão!

Anônimo disse...

Esse carro foi um grande carro na sua época!!! Meu pai tive uma Zero!!!

Anônimo disse...

Tenho uma Brasilia 1977 com 106.000km originais, ela é rara por causa da cor (marron savana)e interior monocromaticos, sou segundo dono e em janeiro/2009 colocarei placa preta, adoro o carro.

Anônimo disse...

Eu tenho umA BRASILIA 4 PORTAS ano 1979, voces não tem noção o qaunto essa brasilia me ajudou e me lascou também, era do meu pai, passou pelo meu tio, e agora esta em minhas mãos, não vendo e não troco. quem sabe voces consigam ver no LATA VELHA DO LUCIANO HULK

Anônimo disse...

eu tenho uma vw brasilia 1976 ela era do meu pai ,meu pai comprou ela para trabalhar quando ele conprou ela era zerada de tudo toda original manual notal fiscal e tudo mais ,de la pra eu enchia o saco dele para ele dar ela para mim ate que ele conprou um outro carro para ele .
Ai ele deu ela para mim ela e minha agora nunca deixou eu na mao ..vou e volta da facu com ela ...gosto de mais ..eu gate nela 7.000 reais ...tem som e tem tudo mais !!!

Anônimo disse...

Eu tenho uma Brasilia 77, prata, linda. Era da minha avó. Mudei os bancos e o volante, tem trava elétrica acionada pelo alarme. Esse ano completam 7 anos que tenho a mesma. Mas com um aperto forte no coração estou vendendo, pois agora preciso comprar um carro mais novo e maior por causa da minha bebê. Caso alguém tenha interesse, estou pedindo R$ 4.000,00. Pode enviar email para heronborba@gmail.com

Unknown disse...

Opa, Eu tenho uma brasilia reridade(original), eu ganhei ela do meu padrinho, ela tem uma cor linda (laranja) esta guardada e tem so 30.000km

Unknown disse...

eu tenho uma brasilia amarelas 77 toda amarela volante painel rodas dvd positron e chave tudo amarelo tenho uma grande paixao nela nao troco por um zero amo minha brasilia meu tel.95046062

Unknown disse...

Tenho uma 1977 verde, estou restaurando, tô gastando pácas, mas, não tenho nem comentários, ela é um carrão.

Michel disse...

Meu pai tem uma Brasília azul caiçara 1974, ele comprou ela em 1977 com 120 quilometros roadados (esse antigo dono não a usava muito), nesses 33 anos ela nunca deixou meu pai na mão. Desde que eu me entendo por gente sou apaixonado por essa Brasília ja que eu fui levado da maternidade pra casa nela. Se dependeer de mim ela vai ficar na familia até meu ultimo dia de vida. Quem conhece e tem uma Brasília sabe que é execelente carro. Na internet há varios sites que tem peças novas (e baratas) pra esse carro. A Brasíia realmente é um carrão.

Unknown disse...

Eu tenho uma brasilia 4 portas, e gosto muita dela,ela era do meu pai e passou a ser minha quando conquistei a minha habilitaçao eu tenho o maior amor e nao vendo.Em todo lugar que eu vou, as pessoas ficam admiradas, ficam com interesse de conpra-la. por causa de uma falta de atenção durante a reforma quebraram o vidro estou a procura a mais de um ano e não encontro espero atraves desse saite emcomtra-lo. desde já agradeço a todos que tenham admiração pelo carro e gostam de raridades.
Laercio Gustavo, João Monlevade
Obs: Presiso do vidro esq. dianteiro brasilia 4 portas Tel: (31)9326-2929 ou (31)9431-2382

edinho costa disse...

eu tenho uma brasília ano 1976 que foi de meu pai e minha mãe agora é minha ela e vermelha e é chique gostaria de saber se existe um fa clube da brasília....um abraço a todos..

Unknown disse...

Olá,primeiro parabenizo ao construtor da brasília pois é o melhor carro,pois então tenho uma 1976 verde ilhéus 100% original não vendo e não troco sou segundo dono dela.um abraço a todos os amantes de carros antigos ...

Campos disse...

Tenho saudade da brasilia 1975 do meu pai. Ele comprou zero e tive a oportunidade de aprender a dirigir nela. Um excelente carro!!! A do meu pai era de um carburador.

Guitemberg Lima disse...

BRASILIA 4 PORTAS é o carro dos meus sonhos, meu pai tinha uma desta,mais a raridade pegou fogo, apenas 3% dela ficou destruida. O meu velho se decepcionou e à vendeu bem baratinha, mais mal ele sabe que perdeu uma raridade de sucesso. Um dia eu compro uma se DEUS QUIZER. Já para quem tem uma desta parabéns pela belezura e boa sorte meus amigos!!!

mrrockffeller disse...

Eu tenho uma Brasilia 1978 comprei ela em maio de 2011 e já gastei um bom dinheiro em cima dela mais eu não me importo pois sou louco por Brasilias e eu sei o que eu vou ter em mãos depois que ela ficar prontinha e bonitinha, essa já é a minha terceira Brasilia!! Um grande abraço a todos os admiradores da Brasilia um grande carro!!

Cesta Camila disse...

eu tenho 2 Brasilias uma marrom saveiro e uma preta. a marrom saveiro comprei em 1983 e a preta comprei em 1997 para minha esposa. Ela nao quiz falou que o carro é uma ``bosta´´. Foi ai que fiquei com raiva e em 2004 acabei vendendo ela. Pois a preta tava batida meu filho bateu ela. a marrom nao vendo pois é meu xodó ela tem 4 portas e é muito linda.Mais se alguem estiver interessado nela me diga pois a vendo a 20.000 esta no preço de tabela e com placa preta...

Valeria disse...

Valeria e Ricardo:
A Historia da brasilia em minha vida!!!!!
Em 1982 a brasilia amarela foi o carro da noiva.
Em 1983 a brasilia foi me busca na maternidade.
Por força do destino em 1995 o meu marido a comprou e a até hoje ele diz que é apaixonado por ela,ele tem espirito aventureiro,vai pescar,vai a sítios... É um carro guerreiro, para estrada de chão e estrada boa, sobe morro.
Hoje ele me deu uma brasilia verde que é um luxo, estou apaixonada por ela.
Ficou lindo como o Brasil.
UMA BRASILIA AMARELA E UMA VERDE!!!

Anônimo disse...

A Brasilia amarela dos mamonas é q ano ?
Alguém ai sabe me responder...
Brigado
Abrç

João disse...

Tenho uma Brasília 1974 única dona, toda original com 120000Km, impecável, cor azul safira, quem se interessar pode me procurar no email jkenicke@ig.com.br. Abraço.

nairon disse...

tenho uma 1981 4portas pretendo deixa-la impecavel

j,reis disse...

Eu tenho uma Brasilia ano 78 cor bege linda fiquei com ela uns dez anos depois vendi estava em perfeito estado.trez anos depois peguei ela de volta por falta de pagamento.dava dò de ver toda destruida.màs arrumei ela todinha de novo.Nâo troco mais por nenhun outro carro,e nem vendo mais.

Padre Marcelo Campos disse...

Até hoje me recordo da Brasília de meu pai 1975 de cor bege, um carburador. Meu pai se casou com ela kkk ficou até morrer. Um excelente carro que ficou na família.

Luciano disse...

Minhas aventuras com um VW Brasilia 1977...
http://brasiliavermelha.blogspot.com/2015/04/o-longa-metragem.html

Unknown disse...

ola amigos comprei 1 brasilia 1974 bege alabrastro...segundo dono estado original nunca tinha dirigido esse carro adorei bastante....valeu

Unknown disse...

Desenho brasileiro sobre uma mecânica alemã, carro robusto e prático que nos deixa saudades.

PROFESSOR LUIZ disse...

Boa tarde! Tenho um VW Brasilia, 1977, azul báltico, com 68.000 km originais! Foi um automóvel comprado zero km pelo meu pai e, após o seu falecimento, mantido na minha garagem até hoje! Aprendi a dirigir nela e foi um carrinho que marcou época na minha vida! Felizmente, tenho condições de mantê-la comigo e conquistei a placa preta! Abraços aos admiradores do VW Brasilia.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas